Regulamento

– 40ª CORRIDA –

1. ENQUADRAMENTO

A Corrida do Tejo é uma das corridas históricas e mais emblemáticas do panorama nacional de corridas de estrada. É uma clássica de 10 Km de estrada.

Nasceu em 1981 com o propósito de incentivar a prática desportiva ao ar livre, através da corrida, e promover estilos de vida ativos e saudáveis. Representou também uma “manifestação de liberdade”, considerando que à data da primeira edição ainda estava bem presente o estigma das proibições de ajuntamentos na via pública, recordando que o vereador com o pelouro do Desporto foi detido na altura, no final da prova.

É por isso uma iniciativa pioneira do Município de Oeiras no âmbito do desporto para todos, à qual se juntou mais tarde, em 1983, o Troféu de Oeiras – Corridas das Localidades entre outras iniciativas que se realizam até aos dias de hoje.

(Da liberdade da prática desportiva à promoção turística e notoriedade do Município)

Ao longo dos seus quarenta anos a Corrida do Tejo evoluiu progressivamente até alcançar a configuração e propósito atuais – um evento desportivo de massas de promoção turística e notoriedade social do Município de Oeiras.

A Corrida do Tejo:

  • é, atualmente, uma corrida de estrada popular com 10 quilómetros que se carateriza pelo percurso de beleza paisagística ímpar, junto à orla marítima do município de Oeiras, ao longo da avenida marginal (EN-6), entre Algés e a Torre (Oeiras), e que se foi ajustando desde a sua primeira edição (partida em Miraflores e chegada aos Paços do Concelho de Oeiras) à participação crescente ano após ano;
  • apresentou um crescimento progressivo de participantes desde a sua primeira edição – a partir de 2005 começa a obter participações anuais acima de 4.500 pessoas;
  • implementou várias medidas inovadoras ao longo dos anos, posicionando-se na vanguarda das organizações das corridas desportivas, tais como: cronometragem com chip, caixas de partida por tempos, t-shirt técnica 100% sublimada com modelos masculino e feminino, treinos de preparação, “Tour Corrida do Tejo”, partidas por vagas, envio por CTT,…;
  • estabeleceu parcerias que impulsionaram a adesão e participação em massa, salientando-se as marcas desportivas internacionais NIKE (2005 a 2012) e NEW BALANCE (2015 a 2018), e envolve parceiros que valorizam a sua organização, como a SUMOL-COMPAL e a PEUGEOT que perpetuam a sua ligação a esta prova desportiva há mais de 15 anos;
  • distingue-se de outras corridas e organizações, pois continua desde a sua primeira edição a ser uma organização própria do Município de Oeiras, contando com o empenho dos seus colaboradores nas diferentes áreas de atuação, para ano após ano realizarem um evento de elevada qualidade que projete Oeiras como um território de eleição para visitar, usufruir e viver, sendo mais que uma mera corrida desportiva de estrada;
  • adotou a solidariedade como uma das principais facetas a desenvolver no futuro, com a organização da Corrida do Tejo KIDS, desde 2017, e em 2020 a edição Virtual da Corrida do Tejo – derivado do contexto pandémico COVID-19 – iniciativas que vão continuar e perdurar nas próximas edições da Corrida do Tejo visando apoiar causas sociais.
  • continua a ser um evento popular no âmbito do “desporto para todos”, conservando essas características no seu ADN desde a sua génese, que se espelham na forma e na configuração técnica como a prova é estruturada, permitindo que qualquer pessoa em idade adulta, não obstante a sua capacidade, possa participar.

Em 2020, a Corrida do Tejo foi realizada em formato Virtual e sob o lema “Corremos distantes, Vencemos juntos” mobilizando mais de 5.500 pessoas e parceiros numa “onda solidária” de apoio e auxílio às famílias e pessoas mais afetadas pelo impacto da pandemia COVID-19.

Nos anos antecedentes obteve participações anuais acima de 7.500 corredores e atletas e mais de 9.500 inscritos, consolidando-se como uma das corridas mais participadas do país.

A 19 de setembro de 2021, domingo, o Município de Oeiras irá retomar a organização habitual da Corrida do Tejo, na sua configuração presencial, ajustada e formatada às circunstâncias e condições impostas pela pandemia COVID-19 no que respeita a realização de eventos desportivos.

Renova a sua edição Virtual e retoma a realização da Corrida do Tejo KIDS, a sua 4ª edição, aberta aos mais pequenos.

 

Sob o lema “O desporto faz parte da nossa cultura”, a 40ª Corrida do Tejo pretende não só comemorar esta ocasião – 40 edições – mas também celebrar a história de 40 anos de Desporto, valorando a sua importância social e desenvolvimento no Concelho, através da realização da Exposição “Desafiando a liberdade – 40 anos de Desporto em Oeiras”, associando-se à candidatura do Município de Oeiras a “Capital Europeia da Cultura” – Oeiras 27 : Damos forma ao futuro.

PROGRAMA 40ª CORRIDA DO TEJO: EDIÇÃO 2021

  • Exposição “Desafiando a liberdade – 40 anos de Desporto em Oeiras”: a partir de 9 de setembro (GRATUITA)
  • 4ª Corrida do Tejo KIDS: 18 de setembro
  • 40ª Corrida do Tejo – 10 Km: 19 de setembro
  • Corrida do Tejo Virtual 2.0: de 19 a 26 de setembro

A solidariedade continuará a ser destaque na Corrida do Tejo e nesta edição a totalidade das receitas de inscrições irá patrocinar bolsas desportivas para crianças e jovens que abandonaram a prática desportiva como consequência do impacto socioeconómico da pandemia COVID-19 nas suas famílias, permitindo a participação desportiva gratuita na época 2021/22 em modalidades dos clubes do Concelho.

Em Oeiras, o desporto faz parte da nossa cultura.

2. ORGANIZAÇÃO

A Corrida do Tejo é uma organização da Câmara Municipal de Oeiras.

3. DATA / HORA / DISTÂNCIA / LOCAL / TEMPO LIMITE

  • Data: 19 de setembro de 2021, domingo.
  • Horários: 8h00; 9h00; 10h00 e 11h00 (partidas por vagas).
  • Distância: Percurso de 10 Km ao longo da Avenida Marginal (EN 6).
  • Partida: ALGÉS – Avenida Marginal, junto à Estação CP de Algés.
  • Chegada: OEIRAS – Avenida Marginal, junto à Praia da Torre.
  • Tempo Limite: 2h00 para terminar a distância da prova, consoante a hora da Vaga de Partida.

4. PARTICIPAÇÃO NA 40ª CORRIDA DO TEJO

4.1 CONDIÇÕES E REQUISITOS

A evolução da situação pandémica à data do evento e a avaliação da Autoridade Local de Saúde poderá determinar a alteração das condições de participação apresentadas no presente regulamento, que foi redigido tendo em conta as orientações existentes aquando da sua elaboração.

A participação na 40ª Corrida do Tejo é aberta a todos os interessados, desde que estejam corretamente inscritos de acordo com as condições e requisitos presentes neste regulamento.
 
É condição obrigatória para participar na 40ª Corrida do Tejo (Edição Presencial), inclusive receber o Kit de Atleta (Levantamento ou Envio CTT), atestar 1 das certificações à COVID-19 abaixo indicadas:

  1. VACINAÇÃO COMPLETA À COVID-19

Apresentar comprovativo de Vacinação Completa à COVID-19 no ato de inscrição, anexando o Certificado Digital COVID-19 da União Europeia no inquérito de inscrição (fazer upload).

  1. RECUPERAÇÃO APÓS INFEÇÃO POR COVID-19

Apresentar comprovativo de Recuperação após Infeção por COVID dentro do prazo de validade, no ato de inscrição, anexando o Certificado Digital de Recuperação COVID-19 da União Europeia no inquérito de inscrição (fazer upload).

  1. TESTE RÁPIDO NEGATIVO DE RASTREIO À COVID-19

Caso nenhuma das situações anteriores seja atestada, deve ser apresentado à organização certificado de teste rápido negativo de rastreio à COVID-19 no período de 48 horas anterior ao início da 40ª Corrida do Tejo (a partir das 7h00 de 17 de setembro).

Os certificados digitais de Vacinação Completa ou Recuperação após Infeção por COVID-19 devem ser anexos e submetidos no ato de inscrição da 40ª Corrida do Tejo.

Caso não disponha no momento de inscrição, os interessados devem atualizar os Requisitos COVID-19 na Plataforma de Inscrições da 40ª Corrida do Tejo – ALTERAR DADOS – até ao dia 3 de setembro de 2021.

A partir de 3 de setembro os certificados devem ser apresentados na Entrega de Kits de Atleta (ver ponto 6 do Regulamento – Entrega de Kits de Atleta).

O incumprimento dos Requisitos COVID-19 não permitem a participação na 40ª Corrida do Tejo, inclusive receber o Kit de Atleta

  • Todas as inscrições serão validadas pela organização no que respeita às certificações e requisitos COVID-19.
  • A idade mínima para participar na 40ª Corrida do Tejo é de 18 anos, efetuados à data da prova, de acordo com as regras da Federação Portuguesa de Atletismo para provas com distâncias iguais ou superiores a 10 Km.
  • O direito a receber todas as contrapartidas incluídas no valor da inscrição deverá ser exercido nos locais definidos pela organização.
  • A organização não aceita devoluções, independentemente da causa ou importância paga no ato da inscrição. Em caso de cancelamento do evento, por motivos alheios à organização (ex.: restrições do governo, limitações impostas pelas normas e orientações da DGS no âmbito da pandemia COVID-19), a organização irá transitar todos os inscritos para a Edição Virtual 2.0 da Corrida do Tejo, sendo garantida a entrega do kit de atleta, inclusive a medalha de participação, e a oferta adicional de 25% de desconto no valor de inscrição da Edição Presencial da Corrida do Tejo 2022.
  • Na impossibilidade de participar, a inscrição pode ser transferida para outra pessoa, mediante pedido à organização através do endereço eletrónico info@corridadotejo.com, não sendo garantida a personalização do dorsal.

4.2 INSCRIÇÃO

A inscrição na 40ª Corrida do Tejo é INDIVIDUAL e poderá ser associada a uma EQUIPA (grupo ou clube desportivo).

Todos os registos de inscrição na 40ª Corrida do Tejo, inclusive de EQUIPA, devem ser efetuados pelo próprio atleta, tendo em consideração as condições e requisitos para participar presentes neste regulamento.

As inscrições em EQUIPA pressupõem a criação do CÓDIGO DE EQUIPA para partilhar pelos elementos da equipa, devendo para tal existir um responsável para articular e esclarecer com a organização todo o processo de inscrição, levantamento e entrega de kits de atleta. Para proceder à CRIAÇÃO DE EQUIPA o responsável deverá enviar e-mail para a organização info@corridadotejo.com com os seguintes dados:

  • NOME DA EQUIPA
  • NOME DO RESPONSÁVEL
  • E-MAIL
  • TELEFONE
  • MODO DE LEVANTAMENTO DE KITS NA ENTREGA DE KITS PRESENCIAL*

A inscrição na 40ª Corrida do Tejo contempla:

  • 1 T-shirt técnica oficial da 40ª Corrida do Tejo 2021
  • 1 Dorsal personalizado (nome, apelido, slot-horário e caixa de partida)
  • 1 Medalha de Participação (a receber no final da prova)
  • Cronometragem e classificação (registos de tempo aos 5 e 10 Km)
  • 3 abastecimentos (2 percurso e 1 final)
  • Serviço de roupeiro gratuito (partida e chegada)
  • Transporte gratuito CP (linha de Cascais) no dia da prova
  • Serviço Shuttle entre Local de Chegada e Estação CP Oeiras
  • Vídeo de chegada 40ª Corrida do Tejo
  • Diploma de participação digital (nome, apelido e registos de tempo aos 5 e 10 Km)

– 4.2.1 TIPOLOGIA DE INSCRIÇÕES

Cada interessado pode inscrever-se dentro das seguintes opções (tanto individual como equipa):

  • Levantamento do Kit de Atleta no local da Entrega de Kits
  • Envio de Kit de Atleta ao domicílio, via CTT Nacional
  • Envio de Kit de Atleta ao domicílio, via CTT Europa e Internacional

– 4.2.2 LOCAL DE INSCRIÇÕES

As inscrições na 40ª Corrida do Tejo podem ser efetuadas em neste link.

– 4.2.3 MEIOS DE PAGAMENTO

Estão disponíveis os seguintes modos de pagamento: referência MultiBanco, Visa e Mastercard.

Até confirmação de pagamento, todas as inscrições têm uma duração de 48 horasNão se verificando o pagamento da inscrição durante o período acima mencionado, a mesma será anulada.

– 4.2.4 VALOR DE INSCRIÇÃO

Em 2021, o valor de inscrição na 40ª Corrida do Tejo varia com base na progressão crescente do número de inscritos.

Para os interessados que pretendam o envio do Kit de Atleta por correio, via CTT, será acrescida taxa adicional ao valor de inscrição na 40ª Corrida do Tejo, conforme o quadro abaixo:

Nº INSCRITOS VALOR * ENVIO CTT NACIONAL ENVIO CTT EUROPA/INTERNACIONAL

1 a 500

501 a 1.500

1.501 a 2.500

2.501 a 3.500

3.501 a 4.000

10€

11€

12€

13€

14€

+ 2€
+ 5€

* Valor não inclui o envio do kit de atleta ao domicílio

Para inscrições com envio por correio (CTT) realizadas após 3 de setembro de 2021, não será garantida a entrega do kit de atleta em tempo útil.

– 4.2.5 PRAZO E LIMITE DE INSCRIÇÕES

O prazo limite para inscrição na 40ª Corrida do Tejo é dia 10 de setembro, sendo que encerram automaticamente ao serem atingidos os 4.000 inscritos.

– 4.2.6 DADOS A INDICAR NO ATO DA INSCRIÇÃO

No ato da inscrição devem ser indicados e submetidos os seguintes dados:

INDIVIDUAL
  • Número de identificação pessoal (BI, CC ou Passaporte)
  • Data de Nascimento
  • Primeiro e último nome
  • Género (masculino | feminino)
  • Modelo e Tamanho da t-shirt (limitado ao stock existente)
  • Slot de Partida (8h, 9h, 10h ou 11h)
  • Upload do comprovativo de tempo (prova homologada nos 12 meses anteriores à 40ª Corrida do Tejo)
  • Nome, clube ou frase inspiradora a personalizar no dorsal de atleta (até 20 caracteres)
  • E-mail
  • Telefone/telemóvel
  • Morada de entrega do Kit de Atleta (opcional e com custo adicional)
  • Requisitos Covid-19
    • Nº Utente de Saúde
    • Condição de Vacinação Covid-19 (sem vacinação, incompleta ou completa)
    • Upload do Certificado Digital Covid-19 de Vacinação Completa ou de Recuperação após infeção à Covid-19 dentro da validade
    • Aceitação do Termo de Responsabilidade Covid-19
EQUIPA
  • Nome da equipa (grupo ou clube desportivo)
  • Nome do responsável de equipa
  • E-mail do responsável de equipa
  • Telefone/telemóvel responsável de equipa
  • Indicação do modo de levantamento Kits de Atleta (grupo ou individualmente)

Cada elemento da EQUIPA deverá indicar e submeter os dados de inscrição INDIVIDUAL.

4.3 ALTERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE INSCRIÇÃO

Após o pagamento da inscrição, todos os inscritos na 40ª edição da Corrida do Tejo podem proceder à atualização e alteração de dados inscrição na plataforma de inscrições de forma a completar a sua inscrição.

Podem ser alterados os dados de inscrição abaixo indicados, até ao dia 3 de setembro de 2021.

  • REQUISITOS COVID-19
  • COMPROVATIVO DE TEMPO
  • ALTERAÇÃO DE MORADA DE ENVIO DE KIT POR CORREIO
  • MARCAÇÃO PRÉVIA DE LEVANTAMENTO DO KIT (ENTREGA DE KITS PRESENCIAL)
  • MODELO E TAMANHO DE T-SHIRT
  • PERSONALIZAR O DORSAL

Após 3 de setembro, qualquer pedido de alteração ou atualização de dados de inscrição deverá ser remetido por e-mail info@corridadotejo.com para a organização e estará sujeito às condições existentes na altura (ex.: modelo e tamanhos de t-shirt).

Para proceder à alteração e atualização de dados deverá aceder à plataforma de inscrições em https://corridadotejo.bol.pt/Comprar/Bilhetes/97848/945487/DadosInscricao e utilizar os seguintes dados:

  • Nome e apelido
  • Número do bilhete (comprovativo de inscrição)

5. ESTRUTURA TÉCNICA DO EVENTO

Em 2021 a edição presencial da Corrida do Tejo irá apresentar uma nova configuração face ao contexto pandémico em que nos encontramos, no intuito de assegurar uma participação segura a todos os atletas, cumprindo com as normas e orientações impostas pela Direção Geral de Saúde.

Para não exceder a concentração de 500 atletas em cada partida, a 40ª Corrida do Tejo irá ser estruturada em 4 PARTIDAS distintas com uma hora de intervalo entre si, havendo 4 vagas de partida por hora.

Cada vaga de partida será composta por 250 atletas.

PARTIDA HORÁRIO REFERÊNCIA
1
8h00
2
9h00
3
10h00
4
11h00

No ato de inscrição cada atleta escolhe a PARTIDA em que pretende participar.

5.1 CAIXAS DE PARTIDA

A área de partida da 40ª Corrida do Tejo estará dividida em 4 caixas de partida diferentes, com lotação para 250 atletas. A cada caixa de partida corresponderá a realização da respetiva vaga de partida.

Em cada PARTIDA serão realizadas 4 vagas de partida, de acordo com o seguinte esquema:

PARTIDA CAIXA
PARTIDA
A
CAIXA
PARTIDA
B
CAIXA
PARTIDA
C
CAIXA
PARTIDA
D
1
8h00
8h05
8h10
8h15
2
9h00
9h05
9h10
9h15
3
10h00
ELITES *
10h05
10h10
10h15
4
11h00
11h05
11h10
11h15

Os horários poderão ser sujeitos a alterações.

As caixas de partida estarão identificadas e sinalizadas na área de partida com cores e informações diferenciadas, sendo acessíveis a qualquer atleta da respetiva PARTIDA até se preencher a lotação da mesma (250 atletas).

LINHA PARTIDA

CAIXA PARTIDA
A

250 atletas

CAIXA PARTIDA
B

250 atletas

CAIXA PARTIDA
C

250 atletas

CAIXA PARTIDA
D

250 atletas

No interior da Área de Partida cada caixa de partida irá dispor de uma área espacial com mais de 750m2, o que irá permitir um distanciamento superior a 3 m entre atletas. A área exterior adjacente à Área de Partida contempla mais de 5.000m2 para circulação.

Só podem aceder à área e caixas de partida atletas com dorsal da 40ª Corrida do Tejo. Antes de aceder às caixas de partida será efetuado controlo de temperatura e higienização das mãos a todos os atletas.

– 5.1.1 ORDENAÇÃO DE ATLETAS POR TEMPO DE PROVA

À semelhança das edições presenciais anteriores a organização irá agrupar os atletas com ritmo e tempos de prova similares na distância de 10 Km, em cada PARTIDA.

Os interessados em participar com atletas com ritmo similares deverão submeter no ato de inscrição um comprovativo de tempo (diploma ou classificações) de uma prova homologada de 10 Km que tenha realizado nos 12 meses anteriores à data da 40ª Corrida do Tejo, ou seja, desde 19 de setembro de 2020.

As referências (intervalos de tempo) consideradas pela organização serão:

  • SUB 37 – Abaixo de 37:00m
  • SUB 40 – 37:00m a 39:59m
  • SUB 45 – 40:00m a 44:59m
  • SUB 50 – 45:00m a 49:59m
  • SUB 60 – 50:00m a 59:59m

Tempos de prova iguais ou acima de 60 minutos não serão considerados.

Para a ordenação dos atletas será considerado o tempo de chip do comprovativo de tempo apresentado.

A organização enviará e-mail com informação do estado de validação (aceite ou recusado) dos comprovativos de tempo submetidos pelos atletas proponentes.

A informação, cor da caixa e horário de PARTIDA estará impressa no dorsal.

5.2 ELITES

Para aferir os campeões e vencedores masculinos, femininos e coletivos da 40ª Corrida do Tejo a organização irá reservar uma caixa e vaga de partida exclusiva para atletas e equipas elegíveis de concorrer, designada ELITES.

Podem candidatar-se à caixa e vaga ELITES todos os atletas que nos 12 meses anteriores à data da 40ª Corrida do Tejo, ou seja, desde 19 de Setembro de 2020, tenham realizado uma prova homologada de 10 Km de acordo com os critérios abaixo definidos:

  • ATLETAS MASCULINOS – Tempo igual ou inferior a 37:00m
  • ATLETAS FEMININOS – Tempo igual ou inferior a 42:00m

Os proponentes deverão submeter comprovativo de tempo (diploma ou classificações) condizente com os critérios e parâmetros definidos, no ato de inscrição.

O dorsal dos atletas admitidos será distinto.

Os vencedores da 40ª Corrida do Tejo serão definidos pelos melhores atletas desta caixa e vaga de partida, sendo que as classificações ELITES serão distintas das classificações gerais que agregam as restantes vagas de partida.

A caixa e vaga de partida ELITES irá decorrer na SLOT 3 às 10h00.

5.3 DORSAL PERSONALIZADO

Na 40ª Corrida do Tejo o dorsal de cada atleta será personalizado com os seguintes dados:

  • PRIMEIRO NOME (ou em substituição nome da equipa)
  • ÚLTIMO NOME (ou em substituição nome da equipa)
  • PARTIDA (8h00; 9h00; 10h00; 11h00)
  • CAIXA DE PARTIDA, exclusivo para atletas com validação de tempos de prova

Para inscrições realizadas ou editadas após 3 de setembro de 2021, não será garantida a personalização de dorsais.

6. ENTREGA DE KITS DE ATLETA

É condição obrigatória para participar na 40ª Corrida do Tejo (Edição Presencial), inclusive receber o Kit de Atleta (Levantamento Presencial ou Envio CTT), a validação prévia das certificações e requisitos COVID-19 de todos os inscritos (ver ponto 4.1 do Regulamento) pela organização.

Todos os inscritos com inscrição validada na 40ª Corrida do Tejo devem levantar ou receber previamente o seu kit de atleta. Para tal, no ato de inscrição devem escolher a opção que pretendem para a entrega do kit:

– ENVIO POR CORREIO (Via CTT: Nacional ou Europa-Internacional)*

– LEVANTAMENTO PRESENCIAL

*acresce custos ao valor base de inscrição na 40ª Corrida do Tejo

Não serão entregues kits de atleta no dia de prova (19 de setembro).

6.1 ENTREGA DE KITS POR CORREIO

Para os interessados que pretendam o envio do Kit de Atleta por correio, via CTT, será acrescida taxa adicional ao valor de inscrição na 40ª Corrida do Tejo, conforme o quadro abaixo:

  • Envio CTT Nacional: + 2€
  • Envio CTT Europa/Internacional: + 5€

No ato e inquérito de inscrição deverá preencher corretamente todos os dados da morada de envio (domicílio ou outra a indicar), sob pena de pagar o reenvio do kit. Nomeadamente:

  • Nome do destinatário
  • Rua/Avenida/Praceta/Largo ou outra
  • º da Porta
  • Andar e Lado
  • Código Postal
  • Localidade
  • Concelho
  • Distrito

Para inscrições com envio por correio (CTT) realizadas após 3 de setembro de 2021, não será garantida a entrega do kit de atleta em tempo útil.

6.2 LEVANTAMENTO PRESENCIAL

– 6.2.1 LOCAL

Edifício AERLIS

Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras 4A, 2780-040 Oeiras (em frente ao Centro Comercial Oeiras Parque)

https://goo.gl/maps/WBKb4sk3vYy7Tn8K7

– 6.2.2 DATAS E HORÁRIO DE ENTREGA

16, 17 e 18 setembro das 10h00 às 20h00

– 6.2.3 MARCAÇÃO PRÉVIA DE LEVANTAMENTO DO KIT DE ATLETA

O levantamento do kit de atleta será efetuado por marcação prévia nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021, nos seguintes períodos horários:

16/09

quinta-feira
17/09

sexta-feira
18/09

sábado
10h00 - 12h00
10h00 - 12h00
10h00 - 12h00
12h00 - 14h00
12h00 - 14h00
12h00 - 14h00
14h00 - 16h00
14h00 - 16h00
14h00 - 16h00
16h00 - 18h00
16h00 - 18h00
16h00 - 18h00
18h00 - 20h00
18h00 - 20h00
18h00 - 20h00

A marcação prévia do levantamento presencial do kit de atleta deverá ser efetuada no ato de inscrição.

Em cada horário haverá um número limitado de atendimentos. Cada participante deverá respeitar o dia e horário agendado previamente. Em caso de impossibilidade de levantamento do kit de atleta no horário escolhido, poderá entrar em contacto com a organização e reagendar o levantamento através do número 910 958 227.

– 6.2.4 DOCUMENTOS A APRESENTAR NO LEVANTAMENTO DO KIT DE ATLETA

O levantamento do kit de atleta apenas poderá ser efetuado mediante a apresentação do comprovativo de inscrição, (Bilhete em formato PDF) que terá recebido na caixa de correio eletrónico indicada no ato de inscrição e após pagamento.

Para o levantamento do kit de atleta de outro participante, deverá apresentar cópia ou o documento de identificação da pessoa inscrita (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou carta de condução) e o respetivo comprovativo de inscrição.

6.3 KIT DE ATLETA

O kit de atleta da 40ª Corrida do Tejo é composto por:

  • T-shirt técnica oficial 40ª Corrida do Tejo (de acordo com o modelo e tamanho pré-definidos no ato de inscrição e o stock existente)
  • Dorsal personalizado (de acordo com os dados inscritos no ato de inscrição)
  • Ofertas de parceiros

6.4 KITS DE ATLETA NÃO LEVANTADOS

Todos os kits de atleta pagos e não levantados estarão disponíveis para levantamento de dia 4 de outubro até dia 15 de outubro, nos serviços de desporto da Câmara Municipal de Oeiras.

Para obter o Kit de Atleta não levantado deverá contatar previamente a organização – ver ponto 15 do presente regulamento.

7. PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19

Para assegurar uma participação segura a todos os atletas na 40ª Corrida do Tejo a organização irá adotar um conjunto de medidas e regras para mitigar o risco de contágio COVID-19 e cumprir com as normas e orientações impostas pela DGS no âmbito da pandemia COVID-19 para levar a efeito este evento desportivo.

A todos os envolvidos na organização da 40ª Corrida do Tejo (organização técnica, voluntários, parceiros e fornecedores) é também obrigatório apresentar Certificado Digital COVID-19 (vacinação completa, recuperação ou teste negativo 48h antes) para colaborar e no dia do evento terão de efetuar a Acreditação COVID-19, antes de aceder às áreas de prova ou de atividade (partida, percurso e chegada), com medição prévia da temperatura, higienização das mãos, preenchimento e entrega do Termo de Responsabilidade COVID-19 e oferta de um kit de proteção individual (máscaras e luvas).

A 40ª Corrida do Tejo será acompanhada por uma equipa médica especializada que será responsável por gerir e coordenar a emergência médica e o cumprimento do plano de contingência COVID-19.

Outras medidas extraordinárias poderão vir a ser adicionadas, se necessário.

7.1 MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA COVID-19

– 7.1.1 INSCRIÇÃO E DORSAL DE ATLETA

É condição obrigatória para participar na 40ª Corrida do Tejo (Edição Presencial), inclusive receber o Kit de Atleta (Levantamento Presencial ou Envio CTT), a validação prévia pela organização das certificações e requisitos COVID-19 exigidos no ato de inscrição a todos os inscritos (ver ponto 4.1 do Regulamento).

Todos os inscritos com inscrição validada na 40ª Corrida do Tejo devem levantar ou receber previamente o seu kit de atleta e no dia de prova colocar o dorsal de atleta no peitoral em local bem visível para aceder à Área de Partida da Corrida do Tejo.

É o dorsal de atleta que permite o acesso à Área de Partida e restantes, e participar na 40ª Corrida do Tejo.

O dorsal de atleta é pessoal e intransmissível.

– 7.1.2 REGRAS DE HIGIENE E CONDUTA COVID-19 DOS ATLETAS

  • Todos os atletas que nos 14 dias anteriores da 40ª Corrida do Tejo (19 de setembro) apresentem um ou mais sintomas sugestivos de COVID-19 (febre, tosse, dificuldade respiratória), apresentem teste positivo para o vírus SARS-CoV-2, ou tenham estado em contato com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19, devem informar a organização e não devem comparecer no evento.
  • A todos os atletas com dorsal 40ª Corrida do Tejo será efetuada a medição da temperatura antes de aceder à área e caixas de partida. Atletas que apresentem temperatura igual ou superior a 38ºC, não poderão aceder à Área de Partida e permanecer no local, sendo as situações encaminhadas para as zonas de isolamento da área de partida e a equipa médica de coordenação de emergência e COVID-19.
  • É obrigatória a utilização de máscara de proteção individual no interior das áreas de prova (área de partida e chegada), podendo esta ser retirada momentos antes da partida e no decorrer do percurso, entre a linha de partida e a linha de meta, após o início da prova. Após cruzar a linha de meta é obrigatório colocar a nova máscara de proteção individual que a organização irá ceder a todos os atletas na área de chegada.
  • Os atletas devem higienizar regularmente as mãos utilizando os doseadores e dispensadores com álcool gel colocados nas áreas principais do evento ou com o apoio de elementos da organização (“higienizadores”). Nomeadamente:
    • acesso à Área de Partida
    • acesso à Caixa de Partida junto à linha de partida
    • após cruzar a meta, na Área de Chegada
    • nas zonas exteriores adjacentes às áreas de partida e chegada
  • Todos os atletas devem cumprir as normas de etiqueta respiratória e distanciamento social, evitando aglomerações, atender à sinalética e indicações visuais e respeitar as orientações dos elementos da organização (ex.: circulação nas áreas de prova, informações do speaker).
  • Os atletas devem respeitar os horários das PARTIDAS e chegar à Área de Partida com uma antecedência não inferior a 60 minutos (ex.: se participar na SLOT 2 das 9h00, não deverá aceder à Área de Partida antes das 8h00).

– 7.1.3 ÁREAS DE PROVA

A Corrida do Tejo encontra-se dividida em 3 áreas principais do evento:

  • Partida
  • Chegada
  • Percurso (entre a linha de partida e a linha de chegada)

Para cada uma das áreas a organização irá assegurar a presença de um elemento responsável por coordenar e supervisionar o cumprimento da acreditação COVID-19 de todos os envolvidos na organização, fazendo articulação com o coordenador da equipa médica especializada e os coordenadores dos diferentes locais de prova no caso de deteção de casos suspeitos.

Haverá 2 tendas de acreditação COVID-19, uma na área de partida e outra na área de chegada, para todos os envolvidos na organização (organização técnica, parceiros, voluntários e fornecedores) efetuarem o protocolo COVID-19 antes de acederem aos seus locais de atividade. Aqueles que colaborem na área de PERCURSO deverão deslocar-se a uma das tendas de acreditação mais próxima do seu local de atividade.

O protocolo COVID-19 aos elementos da organização irá consistir em:

  • entrega de 1 kit de proteção individual (2 máscaras e 2 pares de luvas).
  • medição da temperatura.
  • higienização das mãos.
  • preenchimento e entrega do Termo de Responsabilidade COVID-19.

Cada elemento da organização receberá uma pulseira ou credencial que lhe permitirá o acesso às áreas de prova.

Cada uma das áreas é constituída por diferentes locais conforme o quadro em baixo, havendo medidas específicas de contingência para cada local.

ÁREAS DE PROVA LOCAIS

Partida

Caixas de Partida

Linha Partida

Serviço Roupeiro Partida

Zona VIP

Tenda Acreditação COVID-19 Organização

Tenda de Isolamento COVID-19 Partida

Chegada

Meta

Zona VIP

Entrega de Prémios

Funis de Saída / Oferta Kit Finisher

Serviço Roupeiro Chegada

Centro Médico

Tenda Acreditação COVID-19 Organização

Tenda de Isolamento COVID-19 Chegada

Shuttle “Chegada-Estação CP Oeiras)

Percurso

Ativações e Animações

Abastecimentos (KM 4 e KM7)

  • As áreas partida, chegada e abastecimentos são fechadas não sendo permitida a presença de público;
  • As áreas principais de prova dispõem de áreas espaciais suficientes para garantir o afastamento social entre todos os envolvidos na realização da 40ª Corrida do Tejo e permitir a circulação em segurança;
  • No interior das áreas de prova devem todos os envolvidos:
    • utilizar obrigatoriamente a máscara de proteção individual, à exceção dos atletas no momento que antecede o início de prova e no decorrer da realização do percurso da 40ª Corrida do Tejo, entre a linha de partida e a linha de meta;
    • higienizar as mãos utilizando os doseadores e dispensadores com álcool gel disponíveis ou com o apoio de elementos da organização (“higienizadores”)
    • cumprir as normas de etiqueta respiratória e distanciamento social
  • Haverá zonas de isolamento nas áreas de partida e chegada sob gestão e coordenação da equipa médica especializada responsável pela emergência e covid-19 em articulação com os responsáveis protocolo COVID-19;
  • A organização irá assegurar a higienização regular de objetos e superfícies em contato com todos os envolvidos no evento (ex.: mesas de abastecimento)
  • Nas áreas de prova não é permitida a partilha de equipamentos e géneros pessoais (ex.: garrafa de água)
  • A área de partida estará organizada de modo a que apenas os atletas tenham acesso, através de entradas controladas, e colaboradores devidamente identificados (pulseira ou credencial) após cumprirem a acreditação COVID-19;
  • Na área de partida, junto à caixa de partida mais próxima da linha de partida haverá caixotes de lixo abertos para os atletas colocarem as máscaras de proteção individual nos momentos antecedentes ao início de prova.
  • Haverá também caixotes do lixo e recipientes abertos adicionais distribuídos pelas áreas de prova para apoio ao evento;
  • – O acesso de convidados às Zonas VIPS de partida e chegada será precedido de acreditação COVID-19 em cada área de prova.
  • Os locais de abastecimento do percurso (Km 4 e Km7) serão balizados de forma a apenas permitir a circulação de atletas de prova e elementos da organização. As águas serão colocadas e distribuídas em cima de mesas, com distancia entre si de modo a que os atletas toquem apenas na garrafa que pretendem retirar.
  • Os locais de ativações e animações de percurso (ex.: bandas músicas, claques de apoio) serão balizados não sendo permitida a presença de público.
  • Após cruzar a linha de meta todos os atletas recebem uma máscara de proteção individual e higienizam as mões. Devem deslocar-se para os funis de saída da área de chegada, receber o Kit Finisher (1 água, 1 peça de fruta/1 barra de cereais + medalha finisher) e abandonar a área do evento. O Kit finisher será entregue em saco fechado.
  • Haverá cerimónia de entrega de prémios para os vencedores absolutos masculinos e femininos, nos instantes seguintes à chegada dos 3 vencedores de cada género. A cerimónia consistirá apenas na disposição dos 3 vencedores no pódio e na oferta dos respetivos troféus presenteados a cada atleta numa bandeja.
  • O serviço de transferes (“Shuttle”) entre a Área de Chegada e a Estação CP Oeiras será efetuado com autocarros do Município de Oeiras, sendo utilizada 1/3 da lotação de cada viatura. Após cada transfer será efetuada a higienização da viatura antes da realização do transfer seguinte.
  • Aos atletas que utilizem o serviço de roupeiro na Área de Partida será cedido um saco de lixo 100L para colocação dos seus pertences. Este será fechado pelo próprio e identificado com um autocolante com o n.º de dorsal do atleta, para recolha posterior na Área de Chegada.

7.2 PROCEDIMENTOS A ADOTAR EM CASOS SUSPEITOS

Serão considerados casos suspeitos de COVID-19 todos os que desenvolvam quadro respiratório agudo com tosse (novo ou agravamento do habitual), temperatura igual ou superior a 38ºC ou dispneia/dificuldade respiratória, dentro das áreas de prova.

No caso de deteção de um caso suspeito, este deverá ser reportado à equipa médica de coordenação de emergência e COVID-19 que atuará em conformidade.

8. O DIA DA PROVA

8.1 TRANSPORTE GRATUITO – COMBOIOS DE PORTUGAL (CP)

A organização e a CP garantem o transporte gratuito de comboio na linha de Cascais, entre as 7h00 e as 15h00, no dia 19 de setembro de 2021, a todos os inscritos na 40ª Corrida do Tejo que apresentem o dorsal de atleta à entrada das estações da CP da linha de Cascais.

8.1.1 SERVIÇO SHUTTLE

A organização irá também assegurar o serviço de transferes entre a área de chegada e a Estação CP Oeiras, através da utilização de autocarros para o efeito, sendo utilizada 1/3 da lotação de cada viatura. O serviço de transferes irá decorrer entre as 8h30 e as 13h00.

8.2 SEGURANÇA

Por razões de segurança, não é permitida a participação de menores de idade, de atletas em cadeiras de rodas, assim como atletas com patins, skates, bicicletas, carrinhos de bebés, animais e outros meios mecânicos que a organização considere inapropriados.

8.3 PERCURSO

  • Distância: O percurso da Corrida do Tejo tem a extensão de 10 Km (medição oficial da FPA/CNEC, 18-09-2016), ao longo da Avenida Marginal (EN 6).
  • Partida: ALGÉS – Avenida Marginal, junto à estação CP de Algés.
  • Chegada: OEIRAS – Avenida Marginal, junto à praia da Torre

8.4 ROUPEIRO

A Corrida do Tejo dispõe de serviço de roupeiro, permitindo aos atletas interessados deixar os seus pertences na zona de partida e, no final da prova, recolhê-los na zona de chegada. A organização assegura o transporte dos mesmos.

A identificação dos pertences será feita com base no número de dorsal do atleta.

Serviços de roupeiro na partida: Estacionamento das bombas de combustível Shell Algés, próximo do pórtico de partida.

Serviço de roupeiro na chegada: Estacionamento do Restaurante Luar da Barra (Carruagem).

O levantamento dos pertences na chegada só poderá ser efetuado mediante a apresentação do dorsal de atleta.

8.5 ABASTECIMENTOS

A 40ª Corrida do Tejo irá dispor de 3 abastecimentos:

  • Ao Km 4, junto ao nó do Alto da Boa Viagem– 1 garrafa de água 33cl
  • Ao Km 7, junto à Direção de Faróis de Paço de Arcos – 1 garrafa de água 33cl
  • No final da prova (após a meta) – 1 garrafa de água 50cl

Nas zonas de abastecimentos intermédias, as águas serão colocadas em cima de mesas, com distancia entre si de modo a que os atletas toquem apenas na garrafa que vão retirar.

O abastecimento de meta, será entregue em saco fechado a cada atleta, com uma peça de fruta e a medalha finisher da 40ª Corrida do Tejo – Kit Finisher.

8.6 CRONOMETRAGEM

A cronometragem da prova será efetuada por intermédio de chips aplicados no dorsal de cada participante.

Cada atleta é responsável pela verificação e colocação correta do seu dorsal com chip.

A colocação e utilização incorreta do dorsal poderá prejudicar o registo da cronometragem do atleta e consequentemente a sua classificação na prova.

8.7 PRÉMIOS

A organização irá atribuir e entregar troféus no dia da prova aos vencedores da Corrida do Tejo, de acordo com o seguinte:

  • Primeiro, segundo e terceiro atleta ELITES masculino (Absolutos Masculinos)
  • Primeira, segunda e terceira atleta ELITES feminina (Absolutos Femininos)
  • Primeiro atleta, segundo e terceiro atleta POPULAR masculino (Absolutos Masculinos)
  • Primeira, segunda e terceira atleta POPULAR feminina (Absolutos Femininos)
  • Primeira Equipa Masculina
  • Primeira Equipa Feminina

Os primeiros atletas de cada categoria ELITES e POPULAR serão ainda presenteados com ofertas da organização e dos parceiros de prova (ex.: oferta de inscrição na 41ª Corrida do Tejo).

8.8 CLASSIFICAÇÕES

A ordenação das classificações será efetuada com base no tempo oficial de prova de cada uma das vagas de partida da Corrida do Tejo, respetivamente, não acumulando o tempo de prova da partida da primeira vaga para as seguintes. Ou seja, não obstante a vaga de partida de um atleta, a sua classificação será efetuada de acordo com o seu tempo oficial de prova, desde a partida da sua vaga até atravessar a linha de meta.

A organização irá publicar as seguintes classificações:

  • CLASSIFICAÇÕES INDIVIDUAIS
    • Classificação Oficial ELITE Absoluta
    • Classificação Oficial ELITE Absoluta Feminina
    • Classificação Oficial ELITE Absoluta Masculina
    • Classificação Oficial POPULAR Absoluta
    • Classificação Oficial POPULAR Absoluta Feminina
    • Classificação Oficial POPULAR Absoluta Masculina
    • Classificação por Escalões Etários (de acordo com o regulamento geral de Competições da FP Atletismo)

  • CLASSIFICAÇÕES COLETIVAS
    • Classificação por Equipas Femininas
    • Classificação por Equipas Masculinas

As classificações oficiais coletivas serão ordenadas de acordo com o tempo oficial de prova de cada uma das vagas de partida, contando o menor somatório de tempos dos elementos de cada equipa, não obstante a vaga de partida de cada elemento.

Para as classificações por Equipas Masculinas, conta o somatório de tempos dos primeiros 5 atletas de cada equipa. Para as classificações por Equipas Femininas conta o somatório de tempos das primeiras 3 atletas de cada equipa.

Para as classificações oficiais coletivas, serão considerados os atletas ELITE e POPULAR.

8.9 MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO

A todos os atletas que terminem a prova será oferecida a medalha alusiva à 40ª edição da Corrida do Tejo que será entregue no saco fechado do Kit de Finisher nos funis de saída da área de chegada.

8.10 ASSISTÊNCIA DE EMERGÊNCIA

A organização irá dispor de meios de emergência adequados, com ambulâncias e equipas de prevenção e socorro nas áreas de partida, chegada e ao longo do percurso. O Centro Médico estará localizado na área de chegada, em tenda existente para o efeito.

8.11 SEGURO

A organização assegura a todos os inscritos na 40ª edição da Corrida do Tejo um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no DL 10 / 2009.

8.12 DURAÇÃO E TEMPO LIMITE DE PROVA

Cada participante dispõe de duas horas para completar o percurso de 10 Km da Corrida do Tejo, desde o início da sua vaga de partida.

8.13 DESQUALIFICAÇÕES

Serão retirados da corrida, pelo serviço médico ou pela equipa de arbitragem presentes na prova, qualquer atleta que:

  • Manifeste mau estar físico
  • Não realize o percurso completo
  • Não tenha dorsal de atleta ou este não seja visível
  • Participe com o dorsal indevido
  • Manifeste comportamento antidesportivo
  • Sintomas do quadro Covid-19

8.14 CONTROLO ANTI-DOPING

O controlo anti-doping poderá ser efetuado de acordo com a normativa vigente da IAAF.

9. RESPONSABILIDADE

No ato da inscrição e no dia da prova, o participante assume encontrar-se fisicamente apto e cumprir os requisitos e a conduta COVID 19 presente neste regulamento, para participar na 40ª edição da Corrida do Tejo, assumindo essa responsabilidade.

A organização declina toda a responsabilidade dos danos que os participantes possam sofrer durante a atividade, quer sejam provocados pelos próprios ou por terceiros.

10. POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SEGURANÇA

Os dados para efeitos de inscrição na 40ª edição da Corrida do Tejo são recolhidos pela empresa prestadora do serviço de inscrições, seguindo a sua política de Privacidade e Proteção de Dados, que está disponível para consulta no site: https://bol.pt/Ajuda/PrivacidadeSeguranca.

Os dados recolhidos são geridos pela Câmara Municipal de Oeiras, seguindo a sua política de Privacidade e Proteção de Dados – https://www.oeirasvalley.com/privacy-policy.

Ao inscrever-se, os participantes assumem conhecer e aceitar as Políticas de Privacidade e Proteção de Dados de cada entidade (BOL – Bilheteira Online e Câmara Municipal de Oeiras).

O tratamento de dados para comunicação sobre o evento em que se inscreve ou comunicação de outros eventos desportivos da Câmara Municipal de Oeiras é opcional e está sujeito a consentimento específico e expresso no formulário de inscrição do evento, em conformidade com a Diretiva 95/46/CE de 27 de abril de 2016.

É garantido aos participantes, nos termos da mesma lei, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação, através do email info@corridadotejo.com.

10.1 INFORMAÇÃO RELATIVA AOS DADOS PESSOAIS RECOLHIDOS (ARTIGO 13º E 14º DO REGULAMENTO GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS)

Os dados pessoais recolhidos no formulário de inscrição da 40ª edição da Corrida do Tejo são os estritamente necessários ao exercício das atribuições municipais na área do desporto e ação social, previstas na alínea f) e h) do n.º2 do artigo 23º do Regime Jurídico das Autarquias Locais (Lei n.º75/2013, de 12 de setembro), em conformidade com o disposto na alínea c) e e) do n.º 1 do artigo 6º e alínea a) do n.º2 do artigo 9º, ambos do Regulamento (UE) 2016/679, de 27 de Abril (RGPD).

O seu tratamento é efetuado com a finalidade exclusiva de inscrição e participação na 40ª edição da Corrida do Tejo, de acordo com as condições e termos previstos no presente Regulamento.

O Município de Oeiras é o responsável pelo tratamento de dados, não os utilizando para qualquer outra finalidade que extravase a inscrição e participação em ações da Corrida do Tejo, procedendo ao seu anonimizado para fins meramente estatísticos.

Os dados recolhidos são conservados pelo prazo de 24 meses, de acordo com o Anexo I do Regulamento Arquivístico das Autarquias Locais, aprovado pela Portaria n.º412/2001, de 17 de abril, na redação dada pela Portaria n.º1253/2009, de 14 de outubro (assistência social).

Os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação, apagamento e portabilidade dos dados pessoais podem ser exercidos através do endereço de email info@corridadotejo.com, sem prejuízo direito do titular apresentar reclamação a uma autoridade de controlo.

Para informações adicionais, consulte a política de privacidade do Município de Oeiras, disponível em https://www.oeirasvalley.com/privacy-policy.

11. CEDÊNCIAS DOS DIREITOS DE IMAGEM

O participante, ao proceder à inscrição, autoriza, de forma gratuita e incondicional, a cedência à Câmara Municipal de Oeiras e aos seus associados, os direitos de utilização da sua imagem tal como captada em filmagens que terão lugar no período do evento, ou partilhada nas redes sociais associada à iniciativa ou ao evento Corrida do Tejo, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.

12. ACEITAÇÃO DOS TERMOS

Todos os participantes ao fazer a inscrição na 40ª edição da Corrida do Tejo aceitam o presente regulamento e em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

13. CANCELAMENTO DO EVENTO

O cancelamento do evento pode ocorrer devido a fatores externos à organização: catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação, entre outros.

Em caso de cancelamento do evento, por motivos alheios à organização (ex.: restrições do governo, limitações impostas pelas normas e orientações da DGS no âmbito da pandemia COVID-19), a organização irá transitar todos os inscritos para a  Edição Virtual 2.0 da Corrida do Tejo, sendo garantida a entrega do kit de atleta, inclusive a medalha de participação, e a oferta adicional de 25% de desconto no valor de inscrição da Edição Presencial da Corrida do Tejo 2022.

14. CASOS OMISSOS E RECLAMAÇÕES

As reclamações e casos omissos serão alvos de avaliação e decisão, por parte do Diretor de Prova no caso de situações de foro desportivo, ou da Câmara Municipal de Oeiras nas restantes situações.

15. CONTATOS

INSCRIÇÕES

INFORMAÇÕES GERAIS